Contabilidade

Retrate o seu patrimônio direito!

Reavaliação de Máquinas, móveis, utensílios e demais imobilizados? Sim.

Somente para as entidades que ainda não se utilizaram das novas normas contábeis oriundas dos pronunciamentos técnicos do CPC (Adoção Inicial):

A entidade deverá seguir as novas normas contábeis, seja ela de pequeno ou grande porte conforme legislação vigente. No momento da adoção inicial ela poderá se utilizar do CPC 10/ICPC 10. A entidade poderá reavaliar seus ativos para o seu valor justo perante laudo de avaliação e aprovação, nele esta contido o novo valor residual e a nova vida útil (depreciação/amortização). Os tributos diferidos são registrados já que contem efeitos no Patrimônio Líquido em Ajustes de Avaliação Patrimonial. Computa-se o ganho no resultado através da realização, inclusive mediante depreciação, amortização, exaustão etc.

Diferencie a sua contabilidade perante as outras com o que há de mais atual.

 

Estoque super avaliados?

Os ativos sofreram mudanças ao longo da harmonização da contabilidade através dos CPCs. Os estoques continuam sendo registrados pelo custo (exceto commodities), porém podem sofrer mudanças de mensuração caso estejam super avaliados sendo registrados pelo seu Valor Realizável Líquido (VRL). A dedutibilidade da perda se dá através da proporção da realização.

 

Lembre-se que seus Ativos deverão estar registrados pelo seu valor recuperável!

Sua contabilidade deverá fazer teste de impairment periódico ou anual (goodwill) em seu balanço sendo divulgado nas notas explicativas.

Lembre-se que uma informação melhor gera confiabilidade e destaque para quem está observando!